Investidores revisitam os mercados emergentes, diz WSJ

Índices de ações irregulares e baixos rendimentos dos títulos em os EUA, Europa e Japão estão empurrando ondas de dinheiro dos investidores para mercados emergentes como Brasil e África do Sul, que sofreram grandes perdas recentemente, diz reportagem publicada há pouco no site do The Wall Street Journal. Segundo a matéria, os rendimentos de títulos do governo dos Estados Unidos e Alemanha atingiram em 2014 níveis baixos em resposta aos últimos sinais de desaceleração do crescimento no Ocidente.

Os fundos de investimento mútuos e negociados em bolsa com foco nos mercados emergentes somaram um líquido de US$ 13,2 bilhões em abril e maio, de acordo com dados da EPFR Global até 26 de maio, o maior aumento em dois meses desde fevereiro e março de 2013, e ocorre depois de dez meses consecutivos de saídas líquidas.

Muitos investidores estão se concentrando em lugares como a Índia e a Indonésia, onde o crescimento é saudável, segundo o texto. Na Tailândia, um dos melhores desempenho dos mercados da Ásia este ano, um golpe militar recente sacudiu os investidores.

A velocidade com que os investidores parecem ter esquecido perdas de até 30% em alguns mercados tem sido surpreendente. O dinheiro está fluindo de volta para os mercados emergentes no ritmo mais rápido em mais de um ano, segundo o WSJ. “Não há nenhuma relação com fundamentos”, avalia James Barrineau, gerente de portfólio de mercados emergentes da corretora Schroders, disse de movimentos dos investidores. “É tudo uma busca por rendimento.”

Voltar ao topo