Invasão de eletros na Argentina “é falsa”

Buenos Aires (AE) – A União Industrial Argentina (UIA) anunciou que entre 2002 e 2003, o volume de geladeiras brasileiras que “invadiram” a Argentina aumentou seis vezes. O número de máquinas de lavar roupa e fogões teria crescido cinco vezes. O país, afirmam, estaria sendo assolado por “la invasión” brasileira.

Mas, os industriais somente apresentam o aumento das vendas brasileiras na Argentina em comparação com o ano 2002, quando o país estava imerso na maior crise financeira, social e econômica de sua História. Na época, as importações praticamente inexistiram. Por este motivo, é falsa a afirmação dos empresários e do governo argentino de que o país está sendo vítima de uma avalanche de eletrodomésticos brasileiros.

Segundo dados do Centro de Estudos Bonaerenses (CEB), o principal centro de estudos de comércio exterior no país, as importações argentinas de produtos eletrodomésticos brasileiros estão em um nível muito inferior aos anos anteriores à crise.

As vendas de máquinas de lavar roupa tiveram seu pico no ano 2000, quando chegaram a 165 mil unidades. Em 2001 caíram para 128 mil, e despencaram para 23 mil em 2002. Em 2003 as vendas se recuperaram, mas ficaram em 117 mil unidades, abaixo inclusive do nível de 1999, quando foram de 139 mil.

Também é falsa a informação de que a Argentina sofre uma invasão de fogões brasileiros. Em 1999, as vendas foram de 83.378 unidades; subiram no ano seguinte para 198 mil e atingiram o pico de 208 mil em 2001.

Mas, com a crise, as vendas desabaram para 17 mil unidades em 2002. No ano passado, as vendas de fogões brasileiros no mercado argentino foram de 83.455 unidades. Ou seja, apenas 77 unidades a mais do que o ano mais baixo, ou seja 1999.

No meio da “Guerra das Geladeiras”, também é mentirosa a afirmação de que há uma invasão destes produtos no país. Em relação às geladeiras sem freezer, o melhor ano de vendas foi 2001, quando o Brasil colocou na Argentina 88 mil unidades. Em 2002, as vendas despencaram para 17 mil unidades. Em 2003, o patamar continuou abaixo do recorde, em 72 mil unidades.

O único produto eletrodoméstico de linha branca brasileiro cujas vendas aumentaram no mercado argentino são as geladeiras com freezer.

Estas passaram de 38 mil unidades em 1998, para 82 mil em 2001. Em 2002, ano da crise, as vendas caíram para 28 mil. Mas, em 2003, voltaram a subir, chegando ao recorde de 212 mil unidades.

Voltar ao topo