Internautas planejarão com cuidado o ano novo e 2009

A enquete realizada no Paraná-Online sobre a crise mundial apontou certo equilíbrio entre as alternativas. A pergunta era: “A crise mundial pode atrapalhar as suas festas de fim de ano?” A resposta vencedora, com 234 votos, foi: “Até agora nada de alarmante, mas estou planejando com cuidado o fim de ano e também 2009”. Em segundo lugar, com 184 votos, ficou: “Sim. Alguns parentes não irão receber presentes e no ano novo viajarei para um lugar mais barato”. Em último, com 132 votos, aparece: “Não. Até o momento a instabilidade dessa crise não refletiu em nenhum impacto sobre meu bolso”.

A crise mundial afetou alguns setores importantes da economia e os especialistas já avisaram que o importante agora é poupar, pois nunca se sabe o que pode acontecer amanhã. No Brasil, alguns produtos, principalmente importados, já sofreram alterações de preço em decorrência da instabilidade da moeda americana. A gasolina subiu mais de 10% em alguns estados e o fluxo cambial no País foi negativo neste mês de outubro.

Para os que pensam em viajar, todo cuidado é pouco já que os preços estão aumentando de forma assutadora. A crise pegou todos de surpresa e afetou grande parte dos setores de produção e empresas de todo o mundo. As famílias devem conversar e analisar o reflexo que a crise está trazendo à economia brasileira.

O ideal agora é esperar para ver o que irá acontecer em um futuro próximo. A posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, a ocorrer em janeiro próximo, deve trazer saldos positivos para a economia mundial.