Interior é responsável por 73% dos empregos gerados em março

Dos 25.085 empregos formais gerados no Paraná no mês de março, 73% foram registrados no interior do Estado. Os 27% restantes ficaram em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O resultado foi um recorde histórico para o mês.

Duas cidades paranaenses do interior estão na lista dos 50 municípios brasileiros que mais geraram empregos: Maringá, que ficou em 22° lugar, com 3.818 novos contratos, e Londrina (31°), com 2.964.

O Caged revelou também o bom desempenho de São José dos Pinhais, onde foram contratados 1.927 novos trabalhadores, e Araucária, que gerou 1.512 empregos no mês.

Curitiba também teve posição de destaque e foi a quarta cidade do Brasil no ranking de empregos. Ficou atrás apenas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Na capital e região metropolitana de Curitiba foram gerados no mês 6.776 postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável por 3.650 vagas, 53,87% do total. Em seguida, destacam-se a indústria, com 1.408 contratados, e o comércio, com 1.401.

Em todo o Paraná, a industria de transformação foi a atividade produtiva que apresentou o melhor saldo de empregos gerados. Em março, foram abertas 9.128 novas vagas, o que representa mais de 36,4% do total dos novos empregos do estado. O crescimento é de 12,2% se comparado com igual mês de 2007.

Também se destaca pela geração de novos empregos o setor de serviços, que abriu 6.871 empregos, alta de 68% na comparação com março do ano passado.

O bom desempenho do interior e da capital em março rendeu ao Paraná o terceiro lugar na lista dos estados brasileiros que mais geraram emprego. Com o resultado do mês, o Estado fechou o trimestre com 52.132 novos empregos formais, aumento de 21,5% na comparação com igual período do ano passado.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.