Intercâmbio pode oferecer experiência profissional

Na busca de melhores empregos, muitos jovens hoje procuram fazer um intercâmbio para melhorar o seu currículo. Além de ganhar experiência de vida, essa medida garante ao profissional uma prática que ele não encontra na universidade, bem como o ajuda a se tornar mais competitivo e preparado para o mercado de trabalho.

De acordo com a ex-presidente da Aiesec, organização estudantil que promove intercâmbio para diversos países, Laís Graneman, o fato da pessoa mostrar que possui experiência internacional ajuda na hora de buscar um trabalho.

“Além da questão relacionada ao trabalho, há ainda a questão de que a pessoa aprende outra língua. Quem tem a oportunidade de fazer intercâmbio só tem a ganhar. Outro ponto a ser destacado é o fato de encarar um desafio grande que é morar fora de sua terra natal mostra que o candidato possui responsabilidades”, explica.

Presente em Curitiba há 24 anos, a organização está selecionando, até o dia 16 de março, estudantes e recém-formados, de qualquer curso superior, com no máximo 30 anos de idade.

“Para entrar na Aiesec, o interessado vai passar por uma série de etapas até estar apto. Ele terá a opção de se envolver com as áreas estratégicas do escritório, além de participar dos processos de tomada de decisão e obter conhecimento global através de contato direto com outras culturas”, conta Graneman.

Os intercâmbios profissionais realizados pela organização podem ser focados no desenvolvimento de atividades relacionadas à comunidade, com trabalho de responsabilidade social em ONGs, universidades e outras instituições; no trabalho relacionado à ensino de cultura ou idiomas, ou ainda, em gestão empresarial ou tecnológica.

“Estamos presentes em mais de 100 países. O tempo de intercâmbio varia de seis semanas até dois anos. Os nossos intercambistas aprendem muito durante esse período”, garante.

Para participar do processo de seleção, os interessados devem se inscrever no site www.aiesec.org.br, preencher a ficha de inscrição e enviar um currículo e foto 3×4. A taxa é de R$ 10.

Mais informações no próprio site ou no telefone (41) 3360-4426. O endereço da Aiesec fica na Av. Prefeito Lothário Meissner, 3.400, bairro Jardim Botânico, Curitiba.

Informações para esta coluna podem ser enviadas para consumidor@oestadodoparana.com.br