Integração volta ao debate na reunião do Codesul

O governador Roberto Requião participa nesta segunda-feira (7), em Porto Alegre, de mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Desta vez – além de Requião e dos governadores Germano Rigotto (RS), Luiz Henrique da Silveira (SC) e José Orcírio Miranda dos Santos (MS) – o encontro terá outros três convidados especiais. São eles os governadores Blaio Maggi (MT), Sérgio Montiel, da província argentina de Entre Rios, e Horácio Ricardo Colombi , de Corrientes, também na Argentina.

“O Codesul saiu do regionalismo e hoje adota uma posição de protagonista das políticas nacionais”, afirma o secretário do Codesul no Paraná, Santiago Martin Gallo, da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, ao informar a razão da participação dos convidados especiais.

O secretário do Codesul no Rio Grande do Sul, Idenir Cechinm, completa revelando que o Mato Grosso pediu para participar do encontro. “É uma demonstração de que o Codesul assumiu uma nova dimensão ao tocar em temas fundamentais para o País.”

Integração

Um dos objetivos principais da reunião no Rio Grande do Sul é fortalecer a discussão sobre o processo de integração entre Estados membros do Codesul e a Argentina. A pauta inclui ainda a aprovação do balanço financeiro do BRDE e debates sobre a utilização do gás argentino como alternativa ao gás natural da Bolívia. A proposta de uso do gás argentino visa traçar um gasoduto que saia do Uruguai em direção ao Paraná.

Aqüífero

A geóloga Ana Luiza Sabóia de Freitas, da Agência Nacional de Águas, vai explicar como está sendo executado o projeto Aqüífero Guarani, o maior manancial transfronteiriço de água doce. Ana Luiza é coordenadora do projeto, que está sendo financiado pelo Banco Mundial, pelos países do Mercosul e ainda conta com a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O aqüífero abrange uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados da região centro-leste da América do Sul e é considerado um dos maiores reservatórios de água do mundo. Um total de 71% da reserva está no Brasil, 19% na Argentina, 6% no Paraguai e 4% no Uruguai.

Além de água de boa qualidade, o aqüífero tem potencial energético termal e seus recursos têm sido utilizados para abastecimento público, industrial, irrigação, calefação e recreação.

O objetivo do projeto é apoiar os países na elaboração e implantação de um modelo institucional, legal e técnico comum para a preservação, o gerenciamento do sistema, e a manutenção da qualidade da água da reserva.

Crecenea

A reunião do Codesul será realizada no Palácio Piratini, e terá como anfitrião o governador gaúcho Germano Rigotto. O encontro também terá a participação de representantes das seis províncias da Argentina que fazem parte da Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino (Crecenea). São as províncias de Corrientes, Chaco, Formosa, Misiones, Entre Rios e Santa Fé, que não participam das reuniões do Codesul há quatro anos. O direito da participação delas no conselho está assegurado na Ata de Integração Argentino-Brasileira.

Em busca de abertura de novos espaços para o bloco, os quatro governadores do Codesul também devem discutir detalhes da viagem que pretendem realizar à Espanha em setembro, onde participam da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas(CRPM) e da Feira Mundial de Pesca. O governador Roberto Requião deve se encontrar com o presidente do governo da Galícia, dom Manuel Fraga Iribarne.

Voltar ao topo