O ministro de Minas e Energia, o paranaense Francisco Luiz Sibut Gomide, foi eleito pelos associados do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) o Engenheiro do Ano de 2002. Ele vai receber o Troféu Paraná de Engenharia em sessão solene marcada para 13 de dezembro, às 20h, na sede do Paraná Clube, por ocasião do encerramento da Semana da Engenharia e da Arquitetura.

Gomide, que já presidiu a Copel e a Itaipu Binacional, é engenheiro civil e bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR e PhD em Recursos Hidricos pela Universidade do Colorado (EUA). Está no Ministério desde abril deste ano, depois de presidir a Excelsa, empresa privada de energia elétrica do Espírito Santo.

Como faz anualmente, o IEP escolheu também os profissionais-destaque do ano, em quatro áreas: Projeto, homenageando o arquiteto Elgson Ribeiro Gomes, com mais de 150 obras executadas em Curitiba e autor da proposta de recuperação do prédio do Fórum, no Centro Cívico, além de especialista em arquitetura hospitalar; Construção, Marco Antonio Stavis, engenheiro civil, que dirigiu as obras de construção do NovoMuseu; Ensino, Ramiro Wahrhaftig, engenheiro civil e professor, atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que acumula com a pasta de Indústria, Comércio e Turismo; e Política, o deputado federal Affonso Camargo Neto, engenheiro civil, reeleito para um terceiro mandato, ex-ministro dos Transportes e das Comunicações. E pela primeira vez, o IEP escolheu o aluno do ano, Arthur Medeiros, formando de Engenharia pela UFPR.

Semana da Engenharia

A Semana da Engenharia e da Arquitetura terá este ano duas palestras, ambas no auditório do IEP (rua Emiliano Perneta, 174): dia 9, segunda-feira, às 20h, a cargo do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Osvaldo Moreira Douat; e dia 10, no mesmo horário, sobre Estratégias Políticas do Paraná, pelo ex-governador do Estado, Jayme Canet Júnior.

A Semana inclui, ainda, a cerimônia de remissão dos associados com 30 anos de IEP, dia 6, às 19h, e a de jubilação de profissionais da Engenharia com 50 e 60 anos de atividades, esta em conjunto com o CREA-PR, dia 12, às 20h. E será encerrada com a premiação do Troféu Paraná de Engenharia, no Paraná Clube, seguida de jantar-dançante, na noite de 13 de dezembro.