A Semana da Engenharia e da Arquitetura de 2004, promovida pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), será desenvolvida a partir do dia 22 de novembro e terá palestras e debates sobre assuntos da máxima importância para a comunidade profissional como Parcerias Público-Privadas e Infra-estrutura e Desenvolvimento, culminando na noite da sexta-feira, 26, nos salões do Paraná Clube, com a entrega do Troféu Paraná de Engenharia aos profissionais escolhidos pelo voto direto dos associados do IEP.

Os agraciados com o troféu são: Carlos Alberto (Beto Richa), prefeito eleito de Curitiba, Engenheiro do Ano; Lineu Borges de Macedo, destaque em Projeto; Raul Ozorio de Almeida, destaque na Construção; Camil Gemael, destaque no Ensino; e Jorge Miguel Samek, destaque na Política, além de Eduardo Patza, Acadêmico do Ano, eleito no âmbito da comunidade acadêmica.

O primeiro item da programação da Semana da Engenharia e da Arquitetura será o lançamento, dia 22, às 18h30, no auditório do IEP, do Progente, programa que tem por finalidade o aperfeiçoamento de profissionais da área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, bem como formar e/ou capacitar profissionais de outros segmentos no empreendedorismo. Segue-se mesa-redonda, às 19h30, sobre o tema "Infra-estrutura e Desenvolvimento do Sul do Brasil: Energia, Logística e Telemática", com o ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Eliezer Batista.

Dia 23, terça-feira, a partir das 19h30, palestra sobre Economia e Finanças, a cargo de Gilmar Mendes Lourenço, da FAE, e sobre "Relação entre o Desenvolvimento e o Setor da Educação", pelo senador e ex-ministro Cristovam Buarque.

Dia 24, às 18h30, palestra sobre "Comercialização de Energia no Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro", a cargo do engenheiro Walfrido Vitorino Ávila, presidente da Tradener Ltda; às 19h30, mesa-redonda sobre "Parcerias Público-Privadas", com Ricardo Antônio Mello Castanheira, diretor de Desenvolvimento da Construtora Andrade Gutierrez e Keiji Kanashiro, da Valec (MT), ex-secretário de Transportes de Mato Grosso e ex-secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

Na quinta-feira, 25, às 19h30, palestra sobre "Acessibilidade – Exercício da Cidadania", com o engenheiro Marcos Túlio de Melo, presidente do Crea Minas Gerais; às 20h30, debate sobre "Tratamento das travessias rodoviárias em áreas urbanas", com o engenheiro Mario Antonio Faraco e representantes do Ministério Público, Dnit, DER, Comec, Ministério das Cidades, Sedu, prefeituras municipais e Ippuc).

Na noite da sexta-feira, 26, a partir das 20h30, haverá a tradicional solenidade da entrega do Troféu Paraná de Engenharia, seguida de jantar dançante no Paraná Clube.

A programação segue dia 29 de novembro, com a entrega dos diplomas de jubilados do Crea; dia 7 de dezembro, às 19h, com palestra do ex-governador Jaime Lerner sobre "Acupuntura Urbana", e dia 10, às 19h, com a outorga dos títulos de remidos aos sócios do IEP com 30 anos de contribuição regular de anuidades e, às 20h, palestra do prefeito eleito de Curitiba, Beto Richa.