Instituto de Engenharia entrega troféu a destaques

A Semana da Engenharia e da Arquitetura de 2004, promovida pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), será desenvolvida a partir do dia 22 de novembro e terá palestras e debates sobre assuntos da máxima importância para a comunidade profissional como Parcerias Público-Privadas e Infra-estrutura e Desenvolvimento, culminando na noite da sexta-feira, 26, nos salões do Paraná Clube, com a entrega do Troféu Paraná de Engenharia aos profissionais escolhidos pelo voto direto dos associados do IEP.

Os agraciados com o troféu são: Carlos Alberto (Beto Richa), prefeito eleito de Curitiba, Engenheiro do Ano; Lineu Borges de Macedo, destaque em Projeto; Raul Ozorio de Almeida, destaque na Construção; Camil Gemael, destaque no Ensino; e Jorge Miguel Samek, destaque na Política, além de Eduardo Patza, Acadêmico do Ano, eleito no âmbito da comunidade acadêmica.

O primeiro item da programação da Semana da Engenharia e da Arquitetura será o lançamento, dia 22, às 18h30, no auditório do IEP, do Progente, programa que tem por finalidade o aperfeiçoamento de profissionais da área de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, bem como formar e/ou capacitar profissionais de outros segmentos no empreendedorismo. Segue-se mesa-redonda, às 19h30, sobre o tema "Infra-estrutura e Desenvolvimento do Sul do Brasil: Energia, Logística e Telemática", com o ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Eliezer Batista.

Dia 23, terça-feira, a partir das 19h30, palestra sobre Economia e Finanças, a cargo de Gilmar Mendes Lourenço, da FAE, e sobre "Relação entre o Desenvolvimento e o Setor da Educação", pelo senador e ex-ministro Cristovam Buarque.

Dia 24, às 18h30, palestra sobre "Comercialização de Energia no Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro", a cargo do engenheiro Walfrido Vitorino Ávila, presidente da Tradener Ltda; às 19h30, mesa-redonda sobre "Parcerias Público-Privadas", com Ricardo Antônio Mello Castanheira, diretor de Desenvolvimento da Construtora Andrade Gutierrez e Keiji Kanashiro, da Valec (MT), ex-secretário de Transportes de Mato Grosso e ex-secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

Na quinta-feira, 25, às 19h30, palestra sobre "Acessibilidade – Exercício da Cidadania", com o engenheiro Marcos Túlio de Melo, presidente do Crea Minas Gerais; às 20h30, debate sobre "Tratamento das travessias rodoviárias em áreas urbanas", com o engenheiro Mario Antonio Faraco e representantes do Ministério Público, Dnit, DER, Comec, Ministério das Cidades, Sedu, prefeituras municipais e Ippuc).

Na noite da sexta-feira, 26, a partir das 20h30, haverá a tradicional solenidade da entrega do Troféu Paraná de Engenharia, seguida de jantar dançante no Paraná Clube.

A programação segue dia 29 de novembro, com a entrega dos diplomas de jubilados do Crea; dia 7 de dezembro, às 19h, com palestra do ex-governador Jaime Lerner sobre "Acupuntura Urbana", e dia 10, às 19h, com a outorga dos títulos de remidos aos sócios do IEP com 30 anos de contribuição regular de anuidades e, às 20h, palestra do prefeito eleito de Curitiba, Beto Richa.

Voltar ao topo