INSS atesta idoneidade da Total Linhas Aéreas

Quase dois meses depois de ter sido incluída numa lista de empresas paranaenses suspeitas de irregularidades junto ao INSS, a Total Linhas Aéreas, de Curitiba, após se submeter a detalhada auditoria, recebeu a Certidão de Regularidade (documento 17714003-1401070 de 6-11-2003) emitida pelo próprio instituto. A Total Linhas Aéreas é a quinta maior empresa aérea brasileira, transportando passageiros, cargas e fazendo manutenção e treinamento de pilotos e mecânicos para terceiros. Seu presidente, o empresário Alfredo Meister, disse que, no caso do INSS, “a Total foi vítima de uma grande injustiça”.

Empresa tradicional

A Total Linhas Aéreas opera no setor de transporte há mais de 15 anos e há 8 anos foi adquirida pelo empresário paranaense. Reúne uma das maiores frotas de aviões do Brasil dez aeronaves (três boeings 727-200) e sete Atrs (aviões turbo-hélices de última geração, para 50 passageiros) fabricados em Toulouse, na França, que pertencem ao mesmo grupo do Air Bus.

É representante para a América do Sul do fabricante de aeronaves ATR, e atua em todo o território nacional. Os serviços de manutenção de aeronaves, são realizados em dois hangares próprios, situados em Manaus e Belo Horizonte. E com passageiros atua nos estados de Minas Gerais, Goiânia, Brasília e Amazonas

Entre os clientes da Total estão a ECT-Correios, Petrobras, Varig-LOG e Fedex. A parceria Total/Fedex foi estabelecida recentemente com o primeiro vôo entre Campinas/Buenos Aires. A ECT, por exemplo, opera com a Total há a mais de dez anos.

O grupo

O grupo, que foi fundado ha 25 anos sob a direção de Alfredo Meister, conta com duas outras empresas, a Transportadora Sulista S.A., e a Astron Transportes Ltda., ambas da área de transportes rodoviário de cargas, com 150 veículos, operando no segmento de cargas postais e automotivo. As duas empresas do ramo rodivário também atendem clientes como os Correios no PR, SP, RJ, BH e MS. Através de parcerias, operam para diversas empresas do ramo automotivo. O grupo emprega 600 funcionários.

Mesmo sendo conhecida no meio aéreo e de transporte de cargas, as empresas mantem um perfil de discrição no Paraná, característica do seu presidente. Alfredo Meister, que é também presidente da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), explica que a inclusão equivocada do nome da Total na lista do INSS divulgada na imprensa, veio justamente no momento de grande entusiasmo com o futuro das empresas e do País.

“O grupo estava se preparando para mostrar aos paranaenses e aos brasileiros o seu potencial no mercado e iniciava o projeto que vai transportar passageiros também no Paraná”, explicou o empresário. Agora, depois da auditoria do INSS, estes planos serão retomados normalmente.

“Com a Certidão e a exoneração de funcionários do INSS pelo ministro Ricardo Berzoini, acreditamos que a justiça foi feita, e a injustiça começa a ser corrigida”, afirma o empresário. “Este é um triste episódio que não deveria se repetir porque atinge pessoas e empresas idôneas cujo único compromisso é com o crescimento da economia do País.

Voltar ao topo