As inscrições para o 3º Curso Estado de Jornalismo Econômico se encerram neste domingo, dia 31, no www.estadao.com.br/focas. O programa é gratuito e tem certificado válido como extensão em Macroeconomia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), parceira do projeto. Durante os três meses de curso, os 25 jovens selecionados vão ter aulas teóricas e práticas, além de palestras com alguns dos principais nomes da economia brasileira. Já estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega e do ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda José Roberto Mendonça de Barros.

continua após a publicidade

O curso ocorre de 6 de maio a 26 de julho, na sede do Estadão, e ainda inclui atividades nas redações de Economia do Grupo. Podem se candidatar jovens formados em 2011 e 2012, além de estudantes de último semestre de jornalismo. Junto com a inscrição é feita a primeira fase de seleção, com prova de conhecimentos econômicos, português e inglês. Como se trata de um processo online, os interessados não devem deixar para fazer os testes na última hora, quando o excesso de acessos pode ocasionar lentidão no sistema. Não haverá prorrogação do prazo para inscrições.

No currículo do curso estão aulas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro, mercado de capitais e avaliação de empresas. Na parte jornalística, destaque para aulas de reportagem econômica, Jornalismo de Banco de Dados e Reportagem com Auxílio de Computador, além de reportagem multiplataforma.

“O curso é uma excelente oportunidade para aprender a economia que os jornalistas precisam saber”, diz Laís Alegretti, aluna do 2ª curso e hoje repórter da sucursal do Estado em Brasília. “As aulas da FGV e as atividades no Grupo Estado têm foco nas questões que os repórteres encontram no dia-a-dia da cobertura.”

continua após a publicidade

Confira detalhes da seleção no www.estadao.com/focas ou visite a página www.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo. O programa tem patrocínio do Itaú e apoio da TIM.