Inflação pode se tornar um problema para o brasileiro?

Segundo enquête, realizada pelo Paraná-Online na última semana, a maioria absoluta dos leitores acredita que o atual quadro de inflação pode piorar. Foram ao todo 339 leitores que decidiram dar sua opinião à pergunta “Você acredita que inflação pode piorar?”.

A grande maioria, 205 votantes, acredita que a inflação é uma grande ameaça para a economia brasileira e escolheram a opção “Sim. É um grande risco”.Ainda, 75 leitores acham que a situação pode trazer riscos, mas que estes podem ser controlados, escolhendo a opção “Sim, as de maneira controlada”. Por fim, apenas uma pequena parte enxerga a situação que pode ser resolvida sem maiores problemas. Somente 59 pessoas votaram na opção “Não. A situação passageira”.

O Brasil vem constantemente se defrontando com a possibilidade da volta do monstro da inflação. Os índices, de 1990 a 1994, chegaram a registrar a média anual chegava a atingir 764 %. Já nos anos entre 1995 e 2000 os índices caíram para 8,6 %. Segundo a Pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA deve encerrar 2008 em 6,58%. Diferente da previsão anterior do BC, de 6,53%. A previsão para 2009 permaneceu em 5% pela segunda vez seguida.

Voltar ao topo