Inflação pelo IPCA-15 cai a 0,63% em julho

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) ficou em 0,63% em julho, ante taxa de 0,90% em junho, divulgou nesta quinta-feira (24) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano até julho, o IPCA registra alta de 4 33% e, no período de 12 meses até este mês, o alta é de 6,3%.

O IPCA-15 é lido como uma prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será divulgado no dia 8 de agosto. A diferença entre os dois indicadores é o período de coleta de preços. O IPCA-15 é apurado com base na variação dos preços entre a segunda quinzena do mês anterior e a primeira quinzena do mês corrente. Já o IPCA é resultado da variação de preços ao longo do mês inteiro.

O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação. O centro da meta de inflação para 2008, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Voltar ao topo