Inflação pelo IPC-S fecha junho com alta de 0,42%

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) fechou o mês de junho com alta de 0,42%, ante elevação de 0,40% na semana anterior, até o dia 22. A taxa de inflação anunciada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a aceleração foi causada principalmente pela elevação de preços nos preços do grupo Alimentação (de 0,86% para 1,02%). Das sete classes de despesa pesquisadas para o cálculo do indicador, quatro registraram aumento mais intenso de preços, no mesmo período.

Além de Alimentação, é o caso de Vestuário (de 0,27% para 0 53%); Educação, Leitura e Recreação (de 0,19% para 0,41%); e Despesas Diversas (de 0,24% para 0,34%). As outras classes de despesa registraram desaceleração ou queda mais intensa de preços, como Habitação (de 0,41% para 0,29%); Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,40% para 0,26%); e Transportes (de -0,36% para -0,37%).

Ao analisar a movimentação de preços entre os produtos pesquisados para cálculo do IPC-S de até 30 de junho, a FGV revelou que as altas mais expressivas foram apuradas em leite tipo longa vida (14,70%), mamão papaia (25,64%) e manga (14 81%). Já as mais significativas quedas de preço foram registradas em álcool combustível (-7,07%), laranja pêra (-10 74%) e batata-inglesa (-5,20%).

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.