Inflação pelo IPC-S desacelera em 6 de 7 capitais

A inflação no varejo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou elevação de preços menos intensa ou até deflação em seis das sete cidades pesquisadas para cálculo do índice, na passagem da terceira prévia do IPC-S para o dado fechado de agosto. Apenas a cidade do Rio de Janeiro apresentou a mesma taxa de inflação, de 0,17%, no período.

Na cidade de São Paulo, a inflação pelo IPC-S voltou a perder força. Segundo a FGV, os preços na capital paulista subiram 0 13% no índice do mês passado, em comparação com a alta de 0,22% apurada no IPC-S anterior, de até 22 de agosto.

Além de São Paulo, outras cinco cidades apresentaram desaceleração de preços. É o caso de Brasília (de 0,37% para 0 22%); Porto Alegre (de 0,02% para -0,04%); Recife (de 0,21% para -0,01%); Salvador (de 0,24% para -0,13%) e Belo Horizonte (de 0 67% para 0,62%).

Embora todas as cidades contribuam para a formação do IPC-S, a inflação na cidade de São Paulo é a de maior peso no cálculo do índice, que também mostrou desaceleração na passagem da terceira para a última prévia de agosto, de 0,24% para 0,14%, conforme anunciado ontem pela FGV.