Inflação nos EUA sobe 0,4% em agosto

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em agosto em relação a julho, informou hoje o Departamento do Trabalho. A alta, que ficou dentro da previsão dos analistas, foi puxada pelo aumento nos preços de energia. O núcleo do CPI, que exclui energia e alimentos, avançou 0,1% em agosto. Em comparação a agosto do ano passado, o CPI caiu 1,5% e o núcleo do índice subiu 1,4%, a menor alta desde fevereiro de 2004.

Os preços no setor de energia saltaram 4,6% em agosto em relação a julho e subiram 23% na comparação com agosto do ano passado. Os preços da gasolina saltaram 9,1% em agosto ante julho e estão 30% abaixo dos registrados em agosto do ano passado. Já os preços dos alimentos subiram 0,1% em agosto em relação a julho, a primeira alta desde janeiro.

No setor de transportes, os preços subiram 2,3% em agosto em relação a julho. Os preços envolvendo o setor imobiliário, que responde por cerca de 40% do CPI, subiram 0,1% em agosto, na mesma base de comparação. As informações são da Dow Jones.