Inflação no México termina 2015 na mínima em 45 anos e abaixo da meta

A inflação ao consumidor do México aumentou em 2015 no ritmo mais lento em quase meio século e terminou o ano abaixo da meta do banco central. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu 0,41% em dezembro ante novembro e 2,13% em comparação com dezembro de 2014, informou o Instituto Nacional de Estatísticas.

A alta registrada no ano passado foi a menor desde o início dos registros, há 45 anos, e marcou a primeira vez que a inflação ficou abaixo da meta de 3,0%. A queda no custo da energia e nas tarifas de telecomunicações contrabalançaram parcialmente os aumentos nos preços dos bens duráveis, da saúde e da educação.

O Banco do México manteve a taxa básica de juros na mínima recorde de 3,0% durante quase todo o ano passado e só elevou a taxa para 3,25% em dezembro, em resposta à elevação dos juros pelo Federal Reserve nos EUA. O banco central afirma que os riscos para a perspectiva de inflação em 2016 incluem a desvalorização do peso e um crescimento econômico maior do que o esperado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.