Inflação dos alimentos afetou varejo em abril

A inflação dos produtos alimentícios impediu um crescimento maior nas vendas do varejo em abril, de acordo com o técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira. Segundo ele, o segmento de maior peso na pesquisa (30%), que é o grupo de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, teve os resultados afetados em abril por causa dos aumentos que vêm sendo apurados nos preços dos alimentos.

As vendas desse grupo caíram 0,1% em abril ante março e registraram variação de apenas 0,6% na comparação com abril do ano passado, resultados bem abaixo dos apurados na média do varejo, de 0,2% ante março e 8,7% na comparação com igual mês do ano passado. "A inflação dos alimentos afetou os resultados do varejo em abril, já que hiper e supermercados têm um peso muito forte (na pesquisa)", disse.

Porém, Pereira sublinhou que os reajustes nos alimentos não foram o único fator a influenciar as vendas de hiper e supermercados. Houve também o chamado "efeito Páscoa". Em 2007 a Páscoa foi comemorada em abril e, portanto, os resultados de abril de 2008 – ano em que a Páscoa foi em março – foram influenciados por uma base de comparação elevada no ano passado. Ao contrário, os resultados de março deste ano – quando o varejo registrou alta de 11% ante março de 2007 – tiveram impacto da base mais baixa do ano passado, quando não houve a data comemorativa.

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