Inflação desacelera na Turquia em junho

A taxa de inflação anual da Turquia perdeu força em junho na comparação com maio, mas ainda assim superou as expectativas do mercado por causa dos elevados preços no setor de alimentos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 9,16% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto sete economistas consultados pela Dow Jones Newswires projetavam uma alta de 8,7%. Em maio, o índice havia alcançado o maior nível em dois anos, com alta de 9,66%. Na comparação mensal, o CPI avançou 0,31%, contrariando a expectativa de queda de 0,05%.

O índice de preços ao produtor doméstico (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,06% na comparação mensal e 9,75% na comparação anual.

O presidente do banco central, Erdem Basci, elevou em abril a projeção inflacionária do banco para o fim de 2014 para 7,6%, de 6,6%, citando como motivo preços mais elevados dos alimentos. Basci tem repetido que a inflação alcançaria o pico em maio e então começaria a desacelerar em junho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.