Inflação de julho do IPCA fica em 0,24%

A inflação de julho pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,24%, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que faz esse levantamento de preços. Em junho, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,36%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 2,81% no ano e de 4,50% no período de 12 meses encerrado no mês passado. O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas principais áreas urbanas do País.

O IPCA também é o índice oficial utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2009 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para famílias com rendimento mensal de 1 a 6 salários mínimos, foi de 0,23% em julho. O INPC é utilizado em geral para os reajustes salariais.

Voltar ao topo