Inflação de 0,5% em Curitiba

Curitiba terminou a terceira semana de abril com inflação de 0,50%, contra 0,26% da semana anterior, segundo dados da prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgados ontem pelo Ipardes. A pesquisa vale para famílias que recebem até 40 salários mínimos e foi feita nos 30 dias que antecedem 22 de abril.

O grupo Vestuário foi o de maior influência para o índice geral, devido à alta de 5,03% nos preços de seus produtos. Essa alta contribui em 0,33 ponto percentual para o índice, o que significa que, caso o grupo tivesse se mantido estável, a terceira semana de abril teria fechado em 0,17%. Em contrapartida, o grupo Transporte e Comunicação teve queda de preços de 0,33%.

Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, com alta, foram: automóvel de passeio e utilitário usado (1,78%), tomate (80,51%) e leite (6,03%). Com queda: gasolina (-5,65%) e psicólogo e fisioterapeuta (-8,74%).

Adaptações no porto

O juiz da 2.ª Vara do Trabalho em Paranaguá, Carlos Kaminski, determinou ontem que um novo prazo de 60 dias para que o sistema eletrônico de escalação dos trabalhadores avulsos no Porto de Paranaguá seja ajustado. O novo prazo foi definido durante reunião realizada ontem em Paranaguá, que reuniu ainda representantes da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), do Ministério Público, do Sindicato dos Estivadores, entre outros.

Na reunião, ficou definido ainda que, caso o Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO) não cumpra a determinação, uma multa retroativa no valor de R$ 100 mil ao dia deverá ser aplicada. Ontem à noite, os trabalhadores avulsos – que somam aproximadamente 3,5 mil, entre estivadores, vigias, arrumadores, conferentes e consertadores – se reuniram em assembléia para definir se continuariam ou não em greve. ?A minha posição é de voltar à normalidade (acabar a greve), mas é a maioria quem decide?, afirmou o presidente do Sindicato dos Estivadores, Arivaldo Barbosa José.

A categoria está parada desde terça-feira à noite.

Gestão de Resultados

A RM Sistemas, uma das mais destacadas fornecedoras de sistemas de gestão empresarial do mercado brasileiro, promove no próximo dia 9 de maio, no Pestana Curitiba Hotel, em Curitiba (PR), o evento ?Gestão de Resultados 2006?. Voltado para clientes e empresários da região, o evento faz parte de uma série de encontros que a RM Sistemas promoverá em 20 cidades brasileiras até o fim do ano, com a proposta de oferecer palestras e discussões com especialistas em gestão empresarial para empreendedores que desejam otimizar os seus negócios e trocar experiências profissionais.

A empresa considera os encontros uma oportunidade de troca de experiências e networking.

O evento é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições serão feitas pelo endereço eletrônico www.rm.com.br/ gestaoderesultados.

Nova greve no BC

Funcionários do Banco Central em São Paulo realizaram ontem uma greve parcial de 24 horas.

O mesmo movimento dos servidores ocorreu no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Nas demais capitais não houve paralisação.

A razão da greve é a falta de reajuste salarial, como o programado pelo acordo firmado com o governo em outubro do ano passado. Os bancários do BC montaram o seguinte calendário de paralisações: ontem, greve de 24 horas; greve de 48 horas nos dias 10 e 11; greve de 72 horas nos dias 16, 17 e 18; greve por tempo indeterminado, a partir de 23.

Valorizando o meio ambiente

Empresas que desejam obter excelência quando o assunto se refere a meio ambiente têm uma ótima oportunidade. De 15 a 18 de maio, a filial curitibana da Câmara Brasil Alemanha estará promovendo um curso para orientar gestores quanto à certificação ISO 14001, referente a Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Ministrado por Luiz Felipe Hoff – auditor líder das normas ISO 14001 e ISO 9001 pela certificadora – DQS Brasil Ltda, o curso irá abordar tanto os requisitos que uma empresa precisa ter para obter a certificação quanto orientações para a formação de auditores internos dentro dessas corporações. As aulas são voltadas sobretudo para executivos, diretores, gerentes, técnicos e profissionais das áreas do meio ambiente e da qualidade envolvidos na implantação do SGA. As inscrições ficam abertas até o dia 8 na sede da Câmara Brasil Alemanha em Curitiba, localizada na Rua Emiliano Perneta, 297. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3223-5659.

Trabalhadores em cooperativas

A Fetracoop (Federação dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná) promove neste domingo, na sede do Paraná Clube, em Curitiba, o 8.º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Cooperativas. Pela primeira vez, a capital paranaense vai sediar o maior fórum de debate da categoria.

O congresso, realizado anualmente pela Fetracoop, reúne em média quatro mil trabalhadores. O tema desta edição é ?Menos Encargos e Mais Salários?. O presidente da entidade, Mauri Viana, explica que além da aprovação das propostas que vão constar na pauta de reivindicações da campanha salarial de 2006, os participantes devem analisar ainda a crise econômica que atinge o setor. A data-base da categoria é 1.º de junho.

Cursos profissionalizantes

O profissional da área de soldagem tem uma posição muito valorizada no mercado industrial, principalmente porque é necessário conhecimento e preparação para a atividade, já que envolve a segurança do produto.

A Seduc – Sociedade Educacional de Curitiba – está oferecendo um novo curso profissionalizante para aqueles que atuam na área industrial e desejam aprimorar seus conhecimentos na área de solsagem. O curso tem a duração de três meses e começa na próxima semana.

Mais informações pelo telefone (41) 3248-5600 ou pelo site www.seduc.com.br.

Voltar ao topo