economia

Inflação britânica anual desacelera para 2,4% em setembro

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 2,4% em setembro ante igual mês do ano passado, perdendo força em relação ao avanço de 2,7% observado em agosto, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam acréscimo um pouco maior no mês passado, de 2,5%.

O resultado de setembro mostra que a inflação britânica ficou mais próxima da meta do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), que é de taxa de 2%.

Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido teve ganho de 0,1% em setembro, vindo também abaixo da projeção do mercado, de alta de 0,2%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, ficou estável em setembro ante o mês anterior, mas registrou ganho anual de 1,9%.

Já o índice de preços ao produtor (PPI) “output” – que mede os preços na porta das fábricas – do Reino Unido avançou 0,4% em setembro ante agosto e apresentou expansão de 3,1% no confronto anual. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo