Inflação ao produtor nos EUA tem maior baixa em 2 anos

O Índice de Preços ao Produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) caiu 0,9% em agosto, ante alta de 1,2% em julho, em base sazonalmente ajustada, no maior declínio mensal desde outubro de 2006, informou hoje o Departamento de Trabalho americano. Na comparação ante agosto do ano passado, o PPI subiu 9,6%.

Já o núcleo do índice, que exclui as variações de preços de alimentos e energia, subiu 0,2% em agosto ante julho. Em julho, o núcleo havia subido 0,7%. Na comparação ante agosto de 2007, o núcleo do PPI saltou 3,6%, na maior alta anual do núcleo do índice em 17 anos (desde maio de 1991).

Produtos

O declínio dos preços de energia e matérias-primas (commodities) contribuiu para a queda além do previsto nos preços ao produtor americano, em agosto ante julho.

No mês passado, os preços de energia caíram 4,6%, após terem subido 3,1% em julho, informou o Departamento de Trabalho dos EUA. Os preços de gasolina no atacado recuaram 3,5%.

Os preços de alimentos, por sua vez, subiram 0,3% em agosto, liderados pelos ganhos em carne de porco e ovos.

Os preços de matérias-primas despencaram 11,9% em agosto, a maior queda em cinco anos. Os preços dos bens intermediários caíram 1%. As informações são da Dow Jones.