Indústrias de confecções geraram 95 mil empregos

O Paraná está se firmando como o segundo maior pólo industrial de confecção do País, registrando uma produção de 150 milhões de peças/ano e um faturamento anual de R$ 2,8 bilhões. Com 4,2 mil empresas confeccionistas – 90% delas micros, pequenas e médias – o setor já está entre os maiores geradores de empregos do Estado, com cerca de 95 mil colocações diretas e 250 mil indiretas.

Segundo a Associação Paranaense da Indústria Têxtil e do Vestuário, o Estado do Paraná deverá abrir, de agosto a dezembro, uma média de mais 3 mil vagas nas confecções do chamado “corredor da moda”, região formada pelas cidades de Maringá, Cianorte, Apucarana e Londrina.

Diante desse quadro, as indústrias do setor realizam entre os próximos dias 3 e 6 a 4.ª edição do “Paraná Fashion”, maior evento de moda comercial do Sul do País. A exposição, com desfiles e rodadas de negócios, está sendo montada no Centro de Eventos Araucária, em Maringá, com apoio do governo do Paraná. A mostra vai reunir, entre outras atrações, novas coleções de 18 grifes e 8 estilistas paranaenses.

Pela primeira vez os principais shoppings de pronta-entrega de Maringá e região, um dos principais pólos de confecção do País, participam do evento. Com isso, esperam um incremento de vendas da ordem de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. A ação é direcionada para compradores profissionais, lojistas e distribuidores de todo o Brasil e exterior.

Segundo o presidente da Associação Paranaense da Indústria Têxtil e do Vestuário (entidade promotora), Valdir Scalon, a idéia é atender as expectativas dos compradores, ou seja, eles assistem aos desfiles e, no dia seguinte, já encontram as coleções disponíveis nos shoppings participantes da promoção. “O varejo trabalha com mais agilidade e queremos mostrar que estamos preparados para atender esta demanda”, acrescenta.

Voltar ao topo