Aumentar a presença dos produtos paranaenses nas gôndolas das principais redes de supermercados do Estado é um dos pontos a ser debatido no workshop “O Produto Regional – Bases para a sua Expansão”, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O encontro, que acontece amanhã, em Curitiba, vai contar com a presença dos diretores das principais redes de supermercados e os industriais do setor alimentício.

“Com o workshop, pretende-se iniciar uma parceria com as redes de supermercados, buscando saber como as indústrias podem se adaptar para ampliar a participação dos produtos paranaenses nas prateleiras”, diz o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Atualmente os setores de Produtos Alimentares e Bebidas respondem por cerca de 38% do PIB industrial paranaense e empregam pouco mais de 180 mil trabalhadores. De acordo com levantamento do Conselho Temático de Agroindústria da Fiep, existem segmentos do setor alimentar com grande concentração de fábricas no Estado, mas cuja presença de produtos nas gôndolas dos supermercados não representa nem 10%.

Para resolver esta discrepância, os industriais querem ouvir dos supermercadistas como as indústrias paranaenses podem reverter esse cenário. Entre as razões já levantadas pelo setor industrial estão inadequação ou desatualização de produtos, logísticas das redes de supermercados e questões tributárias.

Na avaliação dos industriais, é possível que o setor produtivo estabeleça parceria para facilitar a logística das redes de supermercados. Também os empresários consideram que se houver esta parceria, os dois lados sairiam ganhando. “É um ciclo. O apelo das marcas paranaenses ajudaria vender mais, permitindo que indústrias gerem mais empregos e renda, fazendo com que seus funcionários comprem mais nos supermercados”, avalia o coordenador do Conselho Temático da Agroindústria, Péricles Salazar.

Serviço – “O Produto Regional – Bases para a sua Expansão” – Horário: 14h30
Local: Cietep
End.: Avenida Comendador Franco, 1341 (Jardim Botânico)

continua após a publicidade

continua após a publicidade