A indústria paulista gerou 2,5 mil novos empregos em fevereiro. O número representa uma alta de 0,11% ante janeiro, sem ajustes. Com o ajuste sazonal, no entanto, há uma queda de 0,08%. Nos dois primeiros meses do ano, o saldo do emprego no setor ainda está positivo em 11 mil vagas, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 19, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

continua após a publicidade

Na comparação interanual, houve uma queda de 1,85% no nível de emprego: a indústria fechou 40 mil postos ante fevereiro de 2018.

continua após a publicidade

Em nota, a Fiesp avalia o desempenho como estável e afirma que o resultado está dentro do esperado. A Federação destaca, em nota, que uma consolidação do crescimento do emprego na indústria paulista passa pela aprovação da reforma da Previdência.

continua após a publicidade

“Nos próximos meses, devemos seguir gerando novas vagas. Mas para que seja confirmada uma retomada do emprego é fundamental a aprovação da Reforma”, diz o texto.

Setores

Entre os setores avaliados, 11 contrataram, sete tiveram saldo negativo e quatro ficaram estáveis. O setor de couro e calçados tem destaque, com geração de 1.451 postos, além do setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (1.203) e de produtos farmoquímicos farmacêuticos (497). No campo negativo estão principalmente produtos alimentícios (-670); produtos diversos (-467) e impressão e reprodução de regravações (-389).

Regiões

A alta foi puxada pelo desempenho da indústria no interior, onde a geração de empregos subiu 0,12%. Na Grande São Paulo (incluindo ABCD) houve uma queda de 0,10% na geração de empregos; e exclusivamente na região do ABCD houve uma baixa de 0,13%.