Tendência

Indústria não reverte perdas em outubro, diz IBGE

Embora tenha mantido uma tendência positiva, verificada pela média móvel trimestral, que permanece no azul há dois meses, a indústria ainda não recuperou as perdas acumuladas nos meses anteriores, observou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De julho a outubro, a produção tem um ganho acumulado de 1%. No entanto, a perda acumulada de março a junho foi de 3,2%, calculou Macedo.

“Mesmo com algum tipo de melhora que a produção industrial tenha mostrado, ainda não foi suficiente para recuperar as perdas em meses anteriores”, disse o pesquisador do IBGE. “Nos últimos meses, dá mais uma sensação de estabilidade, com viés negativo. Mas a média móvel mostra claramente que você tem o setor industrial em ritmo um pouco melhor, embora não o suficiente para eliminar aquele recuo mais intenso”.

A média móvel trimestral da indústria, que busca apontar tendência eliminando resultados considerados pontuais, teve saldo positivo nos últimos dois meses: de 0,3% em setembro e 0,1% em outubro.

A trajetória recente da produção de bens de capital, que indica investimentos na produção, também traz algum alento. Houve estabilidade na produção em outubro ante setembro, mas que foi precedida por mais resultados positivos que negativos: 0,8% em setembro; -0,1% em agosto; e 14,3% em julho. “Os bens de capital estão dando algum tipo de sinalização para a atividade