Indústria mineira lidera ranking de crescimento do País

O Estado de Minas Gerais liderou o ranking regional de crescimento da produção industrial em 2007. A singular estrutura industrial mineira, que concentra todos os segmentos que vêm puxando o desempenho da indústria nacional, permitiu à região um aumento acumulado de 8,8% na produção de janeiro a novembro de 2007, resultado acima da média do País (6,0%).

O economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE, explicou que Minas abriga empresas importantes produtoras de commodities, bens de consumo duráveis e bens de capital, os três principais motores do crescimento industrial em 2007.

Os aumentos na produção desses segmentos no Estado foram significativos no acumulado de 11 meses. A indústria estadual de minério de ferro cresceu 11% no período, a de veículos automotores aumentou 22,4% e a de máquinas e equipamentos, 22 3%.

Além disso, Minas refletiu também o bom desempenho da construção civil, com aumento de 20,1% em produtos de metal e a recuperação do setor agrícola, com crescimento de 10,3% em produtos químicos impulsionado por herbicidas, adubos e fertilizantes.

O Estado apresentou ótimos resultados acumulados na indústria de transformação (8,3%) e na extrativa mineral (11,1%). Macedo sublinhou também que das 13 atividades pesquisadas em Minas, apenas duas registraram queda no acumulado de 11 meses do ano passado – alimentos (-0,1%) e fumo (-0,9%) – e, ainda assim, os resultados ficaram próximos da estabilidade.

O economista Paulo Mol, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), concorda que a estrutura industrial de Minas coincidiu à perfeição com os fatores que puxaram a produção industrial em 2007, como valorização de commodities (minério de ferro), aumento de investimentos (bens de capital) e expansão do crédito e da renda (veículos automotores).

Voltar ao topo