Indústria local cresce 1,7% em setembro

A produção industrial do Paraná cresceu 1,7% em setembro, comparado ao mesmo mês do ano passado. Ao contrário dos meses anteriores, em que o Estado se destacava entre as maiores altas, o desempenho da indústria local ficou abaixo da média nacional de 4,2%. O resultado da produção brasileira – divulgado ontem pelo IBGE – refletiu incremento em onze das doze regiões pesquisadas. Somente o Rio de Janeiro apresentou queda em setembro (-3,4%).

Com variação superior à taxa nacional, aparecem: Espírito Santo (16,2%), Pernambuco (15,3%), Bahia (9,2%), Rio Grande do Sul (8,4%), São Paulo (5,7%) e região Nordeste (5,6%). Com resultado inferior, ficaram: região Sul (3,8%), Minas Gerais (2,6%), Santa Catarina (1,8%), Paraná (1,7%) e Ceará (1,4%).

O avanço de 1,7% registrado pela indústria paranaense em setembro atingiu nove dos dezenove setores pesquisados. As maiores contribuições positivas vieram de mecânica (21,6%) e madeira (14,7%), influenciados pelo aumento na produção de refrigeradores e colhedeiras agrícolas e madeira serrada.

Voltar ao topo