Indústria de São Paulo opera no pior nível desde dezembro de 2008, revela IBGE

A indústria de São Paulo opera no pior nível desde dezembro de 2008, afirmou nesta quarta-feira, 9, Rodrigo Lobo, técnico da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A região está muito próxima do momento mais baixo em que a produção paulista já esteve em sua história recente, de 2002 para cá. Naquela oportunidade (2008), o mercado interno estava bastante aquecido. Hoje, ele não consegue sustentar, porque a renda está mais fraca, seja por inflação ou por ganhos nominais menores”, disse.

A indústria paulista está 19,5% abaixo de seu pico histórico, atingido em março de 2011. A perda de dinamismo, apontou Lobo, é marcada principalmente pela atividade de veículos, que tem peso relevante na região.

Em julho, a produção em São Paulo caiu 1,8% em relação a junho, segundo o IBGE. “A queda foi impulsionada pela atividade de produtos alimentícios, principalmente produtos derivados de cana-de-açúcar. Também podemos destacar recuos nos setores de veículos automotores, produção de álcool e nos equipamentos de informática, como computadores e celulares”, detalhou Lobo.

Na comparação com julho do ano passado, a produção paulista cedeu 12,00%, a 17ª taxa negativa consecutiva neste confronto. “Além disso, é a segunda vez na série histórica que há queda em todas as suas 18 atividades”, disse o técnico do IBGE. Em termos de atividade, os principais impactos negativos vieram de produtos alimentícios (-14,6%), veículos (-19,5%) e equipamentos de informática (-46,0%).

Voltar ao topo