Indústria de móveis vai debater oportunidades de mercado em Curitiba

Empresários e profissionais ligados à indústria de móveis participam, na quinta-feira (21), em Curitiba, do 2.º Seminário Oportunidades para o Setor Moveleiro. O evento é promovido pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com o objetivo de apresentar as novas perspectivas para o setor e promover a interação entre todos os envolvidos na cadeia produtiva de móveis.

Estarão reunidos industriais, marceneiros, arquitetos, designers, empresários da construção civil, importadores, instituições de ensino e pesquisa e órgãos do governo.

De acordo com dados do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), uma das entidades que apóia o evento, o Paraná tem 3 mil indústrias moveleiras formais. Metade delas – 1500 – está localizada na Grande Curitiba e se destaca pela produção de móveis sob medida e linhas de alto padrão. Outro pólo moveleiro importante do Paraná é a região de Arapongas, no norte do Estado, onde predomina a produção de móveis seriados em MDF e estofados.

Uma das abordagens do evento será a estratégia da indústria moveleira paranaense para enfrentar a concorrência. De acordo com empresários do setor, a importação de móveis da China está crescendo. Além disso, internamente as empresas do setor competem entre si.

As pequenas marcenarias, que fazem móveis sob encomenda, concorrem com indústrias que fabricam móveis planejados comercializados em lojas exclusivas. ?Para ser competitiva, a indústria moveleira paranaense precisa melhorar o processo de gestão, investir em tecnologias mais modernas e aproximar-se do consumidor final?, defende o coordenador do seminário, Constantino Bezeruska, que também coordena o Conselho Temático da Indústria Moveleira da Fiep e preside o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site: www.fiepr.org.br/fiepr/conselhos

Palestras

O evento acontece no Cietep e será aberto às 9h. Às 9h15, Lourenço de Medeiros Filho, assessor do BRDE, apresenta as linhas de financiamento do banco. Em seguida, começam as palestras. 

Voltar ao topo