economia

Índice de preços ao consumidor do Chile avança 0,5% em janeiro ante dezembro

O índice de preços ao consumidor do Chile teve alta de 0,5% em janeiro na comparação com o mês anterior, e avançou 2,8% ante janeiro do ano anterior, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas do país. A alta mensal ocorreu, em grande parte, pelos preços maiores de bebidas alcoólicas e fumo, saúde e transporte. O centro da meta de inflação do Banco Central do Chile é de 3% (a meta é entre 2% e 4%), portanto o índice está abaixo desse centro.

Na avaliação da Pantheon, “todas as evidências sugerem que as pressões inflacionários do Chile estão diminuindo, apesar do aumento inesperado em janeiro. Estamos começando a ver sinais de uma tendência de queda nos componentes da inflação subjacente”. A consultoria afirma, ainda, que a tendência de desinflação no Chile foi interrompida temporariamente no início do ano, “mas esperamos que ela retome no próximo mês, em um ritmo modesto, dada a atual debilidade da economia”.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.