O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas subiu 1,5 ponto em dezembro, alcançando 89,2 pontos, o maior nível desde setembro de 2014, quando havia atingido 89,8 pontos. O ICS fecha 2017 com um saldo acumulado positivo de 12,9 pontos, informou a FGV na manhã desta sexta-feira, 29.

continua após a publicidade

“O resultado de dezembro consolida o processo de recuperação gradual da confiança no setor de serviços ao longo de 2017 e traz boas perspectivas para 2018. No último trimestre do ano, tanto as avaliações sobre o momento quanto as expectativas melhoraram de forma disseminada pelos vários segmentos pesquisados, o que garante sustentabilidade à manutenção desta trajetória ascendente”, afirmou Itaiguara Bezerra, coordenador de Sondagens da Ibre/FGV.

continua após a publicidade

Diferentemente do ano de 2016, no qual a alta do índice-síntese se deveu às expectativas, em 2017 a alta foi sustentada pela recuperação da situação atual. Enquanto houve um arrefecimento nas perspectivas de curto prazo entre 2016 e 2017, o setor, no momento atual, teve uma resposta mais dinâmica na recuperação.

continua após a publicidade

“Não havendo choques expressivos, esta sinalização reforça um possível cenário de aumento no ritmo de atividade do setor nos próximos meses”, ressaltou Bezerra.

O Índice de Expectativas (IE-S) avançou pelo sexto mês consecutivo e atingiu 94,4 pontos em dezembro, o maior nível desde março de 2017 (96,8 pontos). O aumento de 1,7 ponto foi influenciado, pelo avanço do indicador de tendência dos negócios para os próximos seis meses, que subiu 3,2 pontos, para 98,4 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) registrou acréscimo de 0,9 ponto, devolvendo a queda de 0,8 ponto do mês anterior. Em médias móveis trimestrais, o ISA-S mantém uma sequência de altas desde o início de 2017. A maior contribuição para este subíndice veio do indicador que mede o volume de demanda atual, que avançou 1,0 ponto.

O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade) do setor de serviços avançou 0,7 ponto porcentual em dezembro, para 83,1%, chegando ao seu maior nível desde dezembro de 2015 (83,4%).