economia

Índice da libra do Banco da Inglaterra cai a menor nível em 6 anos

A libra esterlina atingiu ontem o menor nível ante uma cesta de moedas em cerca de seis anos, dando continuidade à tendência de desvalorização que vem mostrando desde que o Banco da Inglaterra (BoE) lançou uma série de medidas para estimular a economia do Reino Unido, na semana passada.

Embora o foco tenha sido a fraqueza da libra ante o dólar, o índice da taxa de câmbio efetiva (ERI, pela sigla em inglês) do BoE recuou ao patamar mais baixo desde março de 2010 no fim da quinta-feira. O nível do índice é anunciado pelo BC inglês no final do dia.

A moeda britânica está agora 11,7% mais fraca do que estava antes do Reino Unido votar por sua saída da União Europeia (o chamado “Brexit”), no plebiscito de 23 de junho. A maior parte da desvalorização veio nas 48 horas após o fim da votação, quando o índice despencou 9,1%.

O ERI é o índice favorito do BoE para medir a força da libra, porque seu peso é baseado no comércio de bens e serviços do Reino Unido com o restante do mundo. A zona do euro responde por 48,2% do índice, o que significa que as oscilações do euro têm o maior impacto individual no valor da libra. Os EUA (e consequentemente o dólar) são responsáveis por 18% do índice.

No último quarto de século, a libra se enfraqueceu apenas em poucos dias após a crise financeira global, que teve início em 2008 e se estendeu até 2010.

Às 8h55 (de Brasília), a libra caía a US$ 1,2960, de US$ 1,2966 no fim da tarde de ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo