Indicadores da indústria apontam para recuperação

A utilização da capacidade instalada na indústria de transformação nacional bateu recorde no mês de maio ao atingir os 82,5%. Esse foi o quinto mês consecutivo de alta e é o melhor desde que a CNI (Confederação Nacional da Indústria) começou a fazer o levantamento, em 1992.

O aumento é positivo pois comprova a recuperação da produção industrial, mas também sinaliza a necessidade de se fazer novos investimentos para que o ritmo de crescimento se mantenha de forma sustentada nos próximos anos. A taxa de utilização supera os 82,49% registrados em outubro de 2002. Em abril, esse indicador havia sido de 81,2% e, em maio do ano passado, de 80,4%.

?Esse aumento sinaliza que o crescimento da indústria tem sido contínuo, mas também que há necessidade de novos investimentos?, afirmou o coordenador da unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castello Branco. Ele lembrou que os investimentos foram ?bastante fracos? em 2001 e 2002.

?O ano de 2004 pode mostrar aumento na taxa de investimentos. A pressão está maior porque houve pouco investimento nos últimos anos?, disse.

O estudo da CNI aponta que o total de pessoal ocupado na indústria do País apresentou crescimento em maio perante abril, acusando variação positiva de 0,31% em termos dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 1,58%. Sem descontar influências sazonais, o pessoal empregado aumentou 0,9% em maio ante abril. No acumulado do ano até maio, há uma expansão de 0,67%.

Segundo o estudo, as horas trabalhadas na produção indicaram variação positiva de 0,05%, pelo critério dessazonalizado, em relação ao mês de abril. Sem o ajuste, houve alta de 4,16%.

Voltar ao topo