economia

Indicadores da FGV oscilam em torno da tendência de recuperação gradual

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil fechou o mês de dezembro em retração de 0,8% na comparação com novembro, aos 115,8 pontos, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e The Conference Board (TCB).

Das oito séries componentes do indicador, cinco contribuíram para a queda. Destaque para o índice de Quantum de Exportações e também para os Termos de Troca, que recuaram 4,5% e 4,1%, respectivamente.

Na mesma base de comparação, o Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce), que mensura as condições atuais da economia, sofreu queda de 0,7%, marcando 102,7 pontos.

“Os resultados do Iace e Icce em dezembro representam oscilações em torno da tendência de recuperação gradual, e não sinais de reversão do ciclo de atividades”, avalia o economista do Ibre/FGV Paulo Picchetti. “No entanto, as expectativas positivas com relação à trajetória de retomada continuam condicionadas à aprovação das reformas necessárias”, pontua o economista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.