Indiana UPL compra fatia na brasileira Sipcam Isagro

A United Phosphorus (UPL), companhia indiana especializada em defensivos agrícolas, produtos químicos e sementes, informou que fechou um acordo para comprar uma fatia de 50% da Sipcam Isagro Brasil S/A (SIB), empresa que atua no setor de proteção vegetal.

A Sipcam Isagro Brasil era uma joint venture com participação igualitária de 50% formada pelo grupo Sipcam-Oxon e a Isagro, ambas companhias italianas. Com a compra, a Isagro deixa de participar na joint venture, segundo o informe do grupo indiano registrado na segunda-feira, dia 7, na Bolsa de Mumbai. A Sipcam manterá sua participação, acrescentou a United Phosphorus, que não deu detalhes sobre o valor do negócio.

A Sipcam Isagro Brasil tem sede em Uberaba, Minas Gerais, e é uma produtora e distribuidora de agroquímicos. A empresa também tem uma unidade de formulação com capacidade na elaboração de diversos produtos para proteção de plantações.

“A UPL está muito satisfeita em anunciar essa estudada entrada no Brasil – é um mercado de US$ 7 bilhões que consta como o quinto maior mercado em defensivos agrícolas do ranking mundial”, observou a companhia em seu comunicado, disponível no site da Bolsa. “Diante das elevadas barreiras de entrada nesse mercado, associadas à presença limitada da UPL localmente, a SIB representa uma oportunidade única de iniciar operações com uma escala ampla e por meio de um parceiro renomado como o grupo Sipcam-Oxon.” Barreiras de entrada são os fatores que tornam mais difícil a uma organização começar a atuar num determinado segmento ou mercado.

A United Phosphorus é a maior companhia indiana de agroquímicos. No ano fiscal encerrado em março de 2010, a companhia faturou cerca de US$ 1,142 bilhão. O negócio no Brasil, de acordo com o comunicado, deve ser concluído neste mês e foi intermediado pelo YES Bank. A ação da United Phosphorus fechou em alta de 0,48% nesta terça-feira, na Bolsa de Mumbai.

Voltar ao topo