A Índia prevê que terá uma forte recuperação econômica, à medida que passam os efeitos da reforma da desmonetização do fim de 2016 e do novo regime tributário de meados do ano passado.
Em pesquisa divulgada hoje, o Ministério de Finanças do país estima que o Produto Interno Bruto (PIB) indiano crescerá entre 7% e 7,5% no ano fiscal que se inicia em 1º de abril, indicando significativo avanço em relação à expansão de 6,75% esperada neste ano fiscal.
As exportações indianas irão se fortalecer com a economia global, os investimentos privados irão se recuperar e taxas de juros menores deverão estimular a demanda, de acordo com a pesquisa, que é assinada pelo principal assessor econômico do governo, Arvind Subramanian.
“Combinando todos esses fatores, pode-se esperar um avanço no crescimento, levando a Índia a recuperar o título de grande economia com maior crescimento do mundo”, diz a pesquisa.
Após desacelerar por cinco trimestres consecutivos, a economia indiana tem dados sinais de recuperação nos últimos meses, com indicadores como vendas de carros, atividade manufatureira e infraestrutura mostrando sólida expansão. Fonte: Dow Jones Newswires.