Índia e Iraque discutem pagamento em moedas locais

A Índia e o Iraque explorarão a possibilidade de um mecanismo de pagamento negociação em suas moedas, à medida que os países buscam mais parcerias em vários setores, afirmou o ministro do Comércio indiano, Anand Sharma, durante visita do primeiro-ministro do Iraque.

A assinatura de um acordo de cooperação no setor de energia pelos dois países estava prevista para esta sexta-feira, o que deverá aumentar substancialmente as ofertas de combustíveis para a Índia. Os detalhes do acordo serão revelados apenas na assinatura, afirmou o secretário-adjunto do Ministério de Relações Exteriores da Índia Mridul Kumar.

O Iraque é o segundo maior fornecedor de petróleo para a Índia após a Arábia Saudita. As importações de petróleo do Iraque são estimadas em cerca de US$ 20 bilhões anualmente. O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, afirmou que seu país buscará parcerias com a Índia nos setores de petróleo, gás, químico e agrícola.

No ano passado, a Índia introduziu o mecanismo de pagamento de negociação em rupia com o Irã, outro grande exportador de petróleo. Fonte: Dow Jones Newswires.