Incubadora é referência internacional

A Incubadora Tecnológica (Intec) do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar foi escolhida como modelo para implantação de um projeto de desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos, financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). A idéia é estimular os empreendedores da Argentina tendo por base a experiência paranaense e da Costa Rica. O diagnóstico, que apontou a incubadora do Paraná com o perfil e potencial adequado para o trabalho, foi realizado pelo governo argentino, coordenador do projeto.

A Intec participa da primeira fase do projeto, de capacitação, como contrapartida brasileira. Na primeira quinzena de maio, a gerente da incubadora, Rosi Mouro, juntamente com a representante do parque tecnológico da Costa Rica, Kattya Rodriguez, estarão na Argentina conhecendo as seis incubadoras selecionadas para receber a orientação. “A escolha foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Tecpar”, diz Rosi. O projeto terá duração de quatro anos e começou com a realização do diagnóstico.

Graduação

Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná e quinta do Brasil, a Intec tem um importante papel no apoio ao surgimento de empresas de sucesso e na expansão da cultura empreendedora no Estado. Criada em setembro de 1989 para apoiar o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica e inovadores no Paraná, a incubadora já graduou 21 empresas, que lançaram mais de 140 novos produtos no mercado e geraram 454 empregos diretos e 1.720 indiretos. Em 2002, as empresas graduadas faturaram, em conjunto, aproximadamente R$ 87,9 milhões.

Doze empresas das áreas de tecnologia da informação, engenharia biomédica, design e robótica estão atualmente instaladas na incubadora do Tecpar e recebem o apoio em todas as fases de desenvolvimento do projeto até o lançamento do novo produto no mercado, com consultorias nas áreas de gestão empresarial, jurídica (contratos e registros de marcas e patentes), marketing, design e outras, como apoio e orientação técnica, gerencial e operacional.

Podem ingressar na Intec pessoas físicas ou jurídicas com perfil empreendedor, interessadas em desenvolver projetos na área de inovação tecnológica, ou empreendimentos oriundos de universidades, centros de pesquisas, empresas públicas ou privadas.

Voltar ao topo