Inadimplência sobe 2,8% no 1º semestre, apura Boa vista

A inadimplência do consumidor cresceu 2,8% em junho ante maio, descontados os efeitos sazonais, apurou a Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta apurada chega a 5,2%. No primeiro semestre deste ano ante igual período de 2013 a inadimplência também subiu 2,8%.

No primeiro semestre de 2013, o indicador de registros de inadimplência marcava recuo de 2,9% na comparação com igual período do ano anterior.

Em 12 meses até junho deste ano, contra os 12 meses encerrados em junho de 2013, a inadimplência do consumidor subiu 2,5%.

O valor médio das dívidas incluídas em junho foi de R$ 1.332,92.

Em nota, os economistas da Boa Vista apontam que fatores condicionantes como a seletividade do crédito, desaquecimento no mercado de trabalho e juros mais altos devem se manter inalterados ao longo do ano. Neste cenário, a expectativa da instituição é de que a variação dos registros de inadimplência em 2014 se mantenha ao redor de 3%.

A maior alta na inadimplência no semestre foi registrada no Sul do País (7,4% ante os seis primeiros meses de 2013). Na sequência, vêm Centro-Oeste (6,0%), Nordeste (4,6%), Norte (3,9%) e Sudeste (0,7%).

Varejo

Na análise apenas do setor de varejo, os resultados são diferentes. Em junho ante maio, o indicador de inadimplência caiu 7,1%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda é de 12% e, no semestre, de 8,4%.

Voltar ao topo