A taxa de inadimplência ficou praticamente estável em janeiro, ao registrar queda de 0,2%, na comparação com dezembro, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)divulgados nesta segunda-feira,9. No confronto com o primeiro mês do ano passado, contudo, o nível de inadimplência registrou alta de 4,8%, assim como em relação ao acumulado em 12 meses, que ficou em 2,8%.

A despeito da estabilidade apurada no mês, o avanço nas demais comparações sinaliza que é preciso acompanhar os próximos números com cautela, segundo a Boa Vista SCPC. No entanto, a instituição pondera que, até o momento, o indicador oficial de inadimplência do Banco Central, referente à categoria de recursos livres destinados ao consumidor, tem se mostrado estável. Já os dados do BC sobre atrasos apresentaram “importantes recuos”.

Para o fechamento de 2015, a Boa Vista SCPC estima que os registros de dívidas de consumidores fiquem ligeiramente acima da alta em torno de 3% de 2014, enquanto a taxa de inadimplência oficial atinja 6,9%.