Inadimplência em abril foi amenizada pelas vendas

O aumento de 4,45% na inadimplência nas vendas a prazo de abril na comparação com mesmo mês do ano passado surpreendeu a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mas o movimento ainda não é alarmante, avaliou o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior.

Segundo ele, o resultado foi amenizado pelo aumento de 3,02% nas vendas de abril na comparação anual, além do crescimento de 6,04% nos cancelamentos de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). “Essa é a parte boa de uma notícia que poderia ser muito ruim”, afirmou o executivo. “Com o aumento no volume de operações, é normal aumentar inadimplência, mas o estoque de inadimplentes não subiu porque muitas pessoas conseguiram limpar o nome”, completou.

Segundo Pellizzaro, a redução nas taxas de juros não deve aumentar ainda mais a quantidade de calotes, porque os bancos devem, por outro lado, endurecer os critérios para a concessão de empréstimos. “Por outro lado, a redução nas taxas melhora a recuperação de crédito, pois haverá mais recursos baratos para a quitação de dívidas antigas mais caras”, acrescentou.

Dia das Mães

Segundo o executivo, os lojistas de todo o País inscritos no Simples contarão com uma linha especial de antecipação de recebíveis no Banco do Brasil para o Dia das Mães. As taxas nessas operações, que normalmente variam de 4% a 5% ao mês, cairão a 1% na data comemorativa. “A parceria com o BB ocorre primeiro porque a instituição está na vanguarda da redução dos juros e também pela capilaridade de sua rede. Mas, se algum outro banco quiser fazer também ou fazer melhor, estamos abertos para conversar”, concluiu.