Inadimplência do consumidor sobe 5,9% em 2009

Apesar dos abalos da crise econômica mundial nos primeiros seis meses do ano passado, a inadimplência do consumidor no País encerrou 2009 com aumento de 5,9%, um resultado inferior ao de 2008, quando a inadimplência havia subido 8%.

A informação foi divulgada hoje pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, responsável pelo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

De acordo com os analistas, o panorama é consequência da recuperação econômica, da regularização do crédito e da criação de postos de trabalho, entre outros fatores. Na comparação com dezembro de 2008, a inadimplência em dezembro do ano passado registrou queda de 3,3%.

No auge da crise, em dezembro de 2008, a inadimplência de pessoa física havia subido 12,8% em relação ao mesmo mês de 2007. Segundo a Serasa Experian, o crescimento do País e a atmosfera de maior segurança na economia permitiram que a inadimplência caísse em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2008.

Os débitos com os bancos ocuparam a liderança da lista de inadimplência do consumidor no País em 2009, com 45%. Em 2008, esse porcentual era de 43,2%. Em seguida, aparecem as dívidas com cartões de crédito e financeiras, representando 35,9% de janeiro a dezembro do ano passado. Em terceiro lugar, estão os cheques sem fundo, com 17,2%. A lista é encerrada pelos títulos protestados, com 1,9%.