Importação de soja na China cresce 45% em dezembro

A China importou 4,78 milhões de toneladas de soja em dezembro de 2009, 45% a mais do que o total registrado no mesmo mês do ano anterior, segundo informou a Administração Geral Alfandegária do país.

Na comparação com novembro, o aumento foi de 65% e em todo o ano de 2009 houve um crescimento de 13,7% nas compras externas de soja, para 42,55 milhões de toneladas.

Os chineses são os maiores importadores mundiais da oleaginosa e obtêm a maior parte do fornecimento de Estados Unidos, Brasil e Argentina – os três maiores produtores do mundo.

Na comparação com dezembro de 2008, as importações chinesas de borracha natural tiveram um aumento de 66% em dezembro de 2009, para 180 milhões de toneladas, de acordo com a Administração.

A China também é o maior importador mundial do produto e compra principalmente de Tailândia, Indonésia e Malásia – os três maiores produtores. Em 2009, as importações de borracha natural cresceram 1,7%, para 1,71 milhão de toneladas.

Os chineses importaram 710 mil toneladas de óleo vegetal em dezembro, o que representa uma queda de 5,3% na comparação com dezembro do ano anterior. Em 2009, foi importado um total de 8,16 milhões de toneladas. Trata-se de um salto de 8,4% no ano.

No lado das exportações, o mês de dezembro registrou queda de 4,7% nos embarques de milho, com 36,24 mil toneladas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os dados preliminares da Administração Alfandegária dão conta de uma queda de 52,6% nas exportações de milho de 2009, para 129,58 mil toneladas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.