A queda nos preços dos produtos agrícolas e a menor pressão da variação dos combustíveis fizeram com que o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) desacelerasse para 0,19% na primeira prévia de agosto. O resultado é o menor índice desde fevereiro. No mesmo período de julho, a taxa havia sido de 0,56%.

Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), passaram de 0,57% para 0,07% entre a primeira prévia de julho e a de agosto.

O destaque no atacado foi a retração de 0,70% nos produtos agrícolas depois de terem subido 0,76% na primeira prévia de julho. O recuo dos preços no atacado se deve à melhora do clima e à safra de alguns produtos.

No varejo, a desaceleração dos preços foi puxada basicamente pela retração nos grupos alimentação e vestuário. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mostra a evolução dos preços no varejo, apresentou alta de 0,32%, após variação de 0,51% na primeira prévia do mês passado.

Os preços ao consumidor só não desaceleraram mais por causa do impacto da habitação – que passou de 0,23% para 0,75%. Os preços subiram devido às altas de 2,59% da energia elétrica e de 1,81% da telefonia residencial.

No ano, o IGP-M acumula aumento de 8,39% e em 12 meses, de 11,30%.

continua após a publicidade

continua após a publicidade