IGP-M sobe menos na 2ª prévia de novembro, diz FGV

A inflação medida pelo IGP-M subiu 0,30% na segunda prévia de novembro, ante alta de 0,91% registrada na segunda prévia do mesmo indicador em outubro. O resultado, anunciado nesta terça-feira, 19, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam alta entre 0,25% e 0,52%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (+0,34%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de novembro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) subiu 0,22% na prévia anunciada hoje, ante alta de 1,20% em igual prévia do mesmo índice em outubro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por sua vez, teve alta de 0,55% na segunda prévia deste mês, em comparação ao aumento de 0,36% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,27% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,31% na segunda prévia de outubro.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de novembro, o IGP-M acumula altas de 4,89% no ano e de 5,61% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de outubro a 10 de novembro.

IPA

A inflação agrícola desacelerou no atacado. Os preços dos produtos agropecuários subiram 0,15% na segunda prévia do mês, em comparação à alta de 0,47% apurada na segunda leitura do mesmo índice em outubro. De acordo com a FGV, os preços dos produtos industriais no atacado tiveram aumento de 0,24% na segunda prévia, em comparação à alta de 1,47% em igual leitura do mesmo indicador em outubro.

No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,13% na segunda prévia de novembro, após subirem 0,97% na segunda prévia de outubro. Já os preços dos bens intermediários apresentaram queda de 0,09% na prévia divulgada hoje, em comparação à alta de 0,85% na segunda prévia do IGP-M de outubro. Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 0,98% na segunda prévia de novembro, em comparação com a alta de 1,87% na segunda prévia de outubro.