IGP-M sobe 0,80% na primeira prévia de novembro

A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de novembro subiu 0,80% após registrar alta de 0,55% em igual prévia em outubro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (10) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A FGV informou os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 1,01% na primeira prévia de novembro, ante avanço de 0,71% na primeira prévia de outubro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou elevação de 0,22% na prévia anunciada hoje, após registrar queda de 0,08% na primeira prévia de outubro. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) teve aumento de 0,70% na primeira prévia de novembro, ante alta de 0,97% na primeira prévia de outubro.

O resultado acumulado do IGP-M é muito usado como índice de reajuste nos contratos de aluguel. Até a primeira prévia de novembro, o indicador acumula elevações de 10,4% no ano e de 12,34% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de novembro foi do dia 21 a 31 de outubro.