IGP-M sobe 0,47% na 1ª prévia do mês

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi de 0,47% na primeira prévia de maio, após ter registrado taxa de 0,27% em igual prévia no mês passado. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada ficou dentro das estimativas dos analistas, que esperavam inflação entre 0,23% e 0,82%, com mediana em 0,56%.

A FGV divulgou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de maio. O Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,49% na primeira prévia do mês, em comparação com a alta de 0,13% na primeira prévia de abril. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,41% na prévia anunciada hoje, após subir 0,28% na primeira prévia do mês passado. O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) teve elevação de 0,55% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 1,12% na primeira prévia de abril.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. Até a primeira prévia de maio, o índice acumula aumentos de 4,05% no ano e de 3,44% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de maio foi do dia 21 ao dia 30 de abril.