IGP-M sobe 0,24% na 2ª prévia de fevereiro, diz FGV

Na segunda prévia do IGP-M de fevereiro, a inflação subiu 0,24%, abaixo da taxa de 0,46% registrada na segunda prévia de janeiro. O resultado, anunciado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira, 19, ficou abaixo do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam alta entre 0,25% a 0,35%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (0,29%).

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de fevereiro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) subiu 0,06% na prévia anunciada hoje, ante alta de 0,36% em igual prévia do mesmo índice em janeiro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por sua vez, teve alta de 0,64% na segunda prévia deste mês, em comparação com o aumento de 0,73% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC registrou taxa positiva de 0,47% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,53% em igual apuração de janeiro.

O resultado acumulado do IGP-M é usado no cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de fevereiro, o IGP-M acumula altas de 0,72% no ano e de 5,61% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de janeiro a 10 de fevereiro.