O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,36% em agosto, reduzindo a intensidade da queda de 0,43% apurada em julho. A informação foi divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de agosto.

O Índice de Preços por Atacado – Mercado (IPA-M) caiu 0,61% este mês, após apresentar queda de 0,85% em julho. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M) teve aumento de 0,16% em agosto, desacelerando em relação à alta de 0,34% apurada no mês passado. Já o Índice Nacional de Custos da Construção – Mercado (INCC-M) registrou taxa positiva de 0,01% em agosto, em comparação com a alta de 0,37% apurada em julho.

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada para cálculo de reajustes nos preços de aluguel. No ano, o índice acumula deflação de 2,02%. Em 12 meses, a taxa acumulada do indicador também é negativa, de 0,71%. O período de coleta de preços para cálculo do indicador desse mês foi do dia 21 de julho a 20 de agosto.